Estrela do céu e estrela do mar: um experimento com desenhos de memória e com estimulação da imagem mental

Autores

  • Eva Rolim Miranda [UFPR]
  • Solange Galvão Coutinho [UFPR]

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.24

Palavras-chave:

linguagem gráfica, desenho, memória, estimulação da imagem mental

Resumo

O objetivo deste artigo é comparar o desenho de memória e desenho com estimulação da imagem mental,
analisando as diferenças e similaridades destes processos segundo o modelo de Coutinho (1999) . Foram
levantados vários estudos que contribuíram com o tema. Para verificar as diferenças foi replicado o
experimento de Darras (1996) com vinte participantes da Escola Municipal Henfil – Várzea – Recife.
Este experimento teve duas fases, a primeira envolveu desenhos de memória e a segunda envolveu
desenhos de estimulação da imagem mental. Foram desenhados pelos sujeitos doze objetos, sendo
explicitado neste artigo apenas um objeto que é a estrela-do-mar. A metodologia usada neste estudo foi a
etnográfica, e os dados foram coletados na própria escola. Os dados foram tratados utilizando o modelo de
análise de Coutinho (1998). A maioria dos dados foi examinada qualitativamente, entretanto alguns dados
foram tratados quantitativamente.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Rolim Miranda, [UFPR]

Eva Rolim Miranda, Mestranda pelo programa de pós graduação da UFPE, da linha de pesquisa
de Linguagem Gráfica/ Design da Informação. Bolsista de Iniciação Científica – PIBIC de 2001 a
2003, bacharel em design graduada pela UFPE em 2004.

Solange Galvão Coutinho, [UFPR]

Solange Galvão Coutinho, Doutora pelo departamento de Tipografia e Comunicação Gráfica da
Universidade de Reading – Grã Bretanha. Pesquisadora da UFPE/Cnpq através do projeto “O
Processo de Desenho Infantil em Diferentes Contextos Sócio-educacionais“. Professora da UFPE.

Publicado

2010-09-17

Como Citar

Miranda, E. R., & Coutinho, S. G. (2010). Estrela do céu e estrela do mar: um experimento com desenhos de memória e com estimulação da imagem mental. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 3(1/2), 33–41. https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.24

Edição

Seção

Iniciação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>