Design da informação, modelos mentais e a gestão da inovação: articulações possíveis

Autores

  • Érico Franco Mineiro UEMG

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i3.152

Palavras-chave:

design da informação, modelos mentais, gestão da inovação

Resumo

Este artigo é um ensaio acadêmico, que tem como objetivo evidenciar potencialidades negligenciadas de integração do design da informação à gestão da inovação. Apresenta-se como base revisão bibliográfica no âmbito de três campos: design da informação, cognição, e gestão da inovação. A revisão é organizada de modo entrelaçado, e seguida de discussão crítica. A perspectiva gerencial da inovação tecnológica é introduzida, e o design da informação discutido como uma atividade transversal em três diferentes papéis:(1) como atividade de apoio à produção de sentido e redução da assimetria de informações, (2) como ferramenta para a triangulação de métodos e resultados, e (3) como promotor da aprendizagem situada. Os efeitos do design da informação em diferentes tipos de modelos mentais de usuários e designers são discutidos em relação a estes papéis. Requisitos, limitações e potencialidades para os diferentes modos de integração são evidenciados e discutidos.

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Biografia do Autor

Érico Franco Mineiro, UEMG

Prof. ED UEMG / mestre PPGEP UFMG: leciona ergonomia aplicada ao design de produto e ao design gráfico, metodologia do projeto do produto, e gestão do design. Pesquisa a gestão do design e a gestão do desenvolvimento de produtos no âmbito de processos e estratégias de inovação.

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Publicado

2013-05-07

Como Citar

Mineiro, Érico F. (2013). Design da informação, modelos mentais e a gestão da inovação: articulações possíveis. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(3), 26–33. https://doi.org/10.51358/id.v8i3.152

Edição

Seção

Artigos