LA CAPA DE PAPEL: como roubar a atenção do observador em manuais instrucionais para educação em saúde | “LA CAPA DE PAPEL”: how to raise the reader's attention in instructional manuals for health education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v15i2.665

Palavras-chave:

design gráfico, design da informação, ergonomia informacional, manuais de instrução, capa, personalização

Resumo

“La capa de papel” conta a história das capas de alguns materiais gráficos instrucionais de saúde, que embora sejam importantes artefatos comunicacionais, apresentam problemas de legibilidade, usabilidade, layout e conteúdo. Foram coletadas 17 capas de manuais disponibilizadas por fabricantes de próteses auditivas (7 digitais,10 impressas), analisadas de acordo com o tamanho, tipo de suporte, personalização, dispositivos por manual, foco e tipo de imagem. Resultados demonstraram que nenhuma capa exibiu elementos que remetam personalização e os tamanhos finais são menores que o recomendado. Nos impressos, problemas no tipo de papel foram diagnosticados (n=4). Treze manuais contemplaram mais que um dispositivo. A maioria (n=12) exibiu imagens figurativas, das quais 10 focaram nos dispositivos. Sugere-se aumentar o tamanho dos materiais, incluir elementos para personalização e apresentar um manual por modelo. Portanto, cabe ao designer aprimorar estes materiais sob o ponto de vista gráfico-informacional para promover empatia, interação e atrair o leitor.

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 “La capa de papel” tells the story of the covers of some medical device manuals that are important communication means but present reading, usability, layout and content problems. Seventeen covers of hearing aid manuals made by manufacturers (7 digital, 10 printed) were collected and analyzed according to size, support type, personalization, number of devices per manual, focus and image type. Results showed that none of the covers exhibited personalization-related elements and final sizes are smaller than recommended. For printed manuals, paper type problems were detected (n = 4). Thirteen manuals contemplated more than one device. The majority (n = 12) exhibited figurative images, of which 10 focused on the devices. Authors suggest increasing the size of the materials, including personalization elements and providing one manual per model. It’s up to the designer the improvement of these materials from a graphic and informational point of view, in order to promote empathy, interaction and getting the reader’s attention.

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Biografia do Autor

Camila Medina, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2003). Mestre em Ciências no Programa de Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2017). Estudante de Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação -UNESP (desde 2018). Atua como designer da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP desde 2006. Tem experiência na área de design gráfico, da informação e inclusivo. Participa de diversos projetos para elaboração de materiais gráficos instrucionais na área da Educação.

Cassia Leticia Carrara Domiciano, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista

Doutora em Estudos da Criança - Comunicação Visual e Expressão Plástica - pela Universidade do Minho, Portugal. Possui mestrado em Desenho Industrial pelo Projeto Arte e Sociedade, (1998) e graduação em Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual (1993), ambos pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora efetiva da UNESP, campus de Bauru, ministrando aulas para o curso de Design desde 1995. Integra desde 2013 o corpo docente do programa de Pós-graduação em Design da UNESP, onde ministra disciplinas e orienta projetos na área de Planejamento de Produtos. Tem experiência na área de Design Gráfico, com ênfase em Produção Gráfica e Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos em design gráfico, identidade visual, produção editorial impressa e digital, livros infantis e pré-livros, design gráfico inclusivo. Coordena desde 2001 o laboratório de design gráfico Inky Design e é co-lider do grupo de pesquisa "Design Gráfico Inclusivo: visão, audição e linguagem". Atualmente ocupa a vice-chefia do Departamento de Design da Unesp.

Paula da Cruz Landim, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU - USP (1987), Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Rio Claro (1994), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP (2001), estágio de pós-doutorado na Universidade de Arte e Design de Helsinque na Finlândia (2006-2007), Livre-docente em Design de Produto pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru (2009), professora do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 1988 e do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 2004. Atualmente trabalhando nas seguintes linhas de pesquisa: Desenho do Objeto, Projeto de Mobiliário, História do Design, Design Emocional e Teoria e Crítica do Design. Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados, trabalhos em eventos, tanto nacionais como internacionais, nas áreas de Arquitetura e Design, assim como livros e capítulos de livros publicados. Possui ainda orientandos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado na área de Design.

Fausto Orsi Medola, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista

Professor Assistente Doutor - FAAC/UNESP - Departamento de Design - Campus Bauru, e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - FAAC/UNESP. Doutor em Ciências (área de concentração: Bioengenharia) pelo Programa de Pós-graduação Interunidades Bioengenharia - EESC/FMRP/IQSC - USP (2013), com estágio de doutorado sanduíche na Georgia Institute of Technology, Atlanta, EUA. Mestrado em Bioengenharia pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Bioengenharia - EESC/FMRP/IQSC - USP, e graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). É líder do Grupo de Pesquisa Design e Tecnologia Assistiva, e membro pesquisador no Grupo de Pesquisa Desenho Industrial: Projeto e Interfaces. Realiza pesquisas na área de Desenho Industrial, Design de Produto e Ergonomia, atuando principalmente nos temas: Tecnologia Assistiva, Ergonomia, Biomecânica, Cadeira de Rodas, Engenharia de de Reabilitação, Acessibilidade e Design Inclusivo.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Medina, C., Domiciano, C. L. C., Landim, P. da C., & Medola, F. O. (2018). LA CAPA DE PAPEL: como roubar a atenção do observador em manuais instrucionais para educação em saúde | “LA CAPA DE PAPEL”: how to raise the reader’s attention in instructional manuals for health education. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 15(2), 229–246. https://doi.org/10.51358/id.v15i2.665

Edição

Seção

Artigos