Metodologia para adaptação de conteúdo editorial imagético para deficientes visuais

Autores

  • Dominique Leite Adam UFPR
  • Carolina Calomeno UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i3.142

Palavras-chave:

metodologia de design editorial, adaptação inclusiva, deficientes visuais

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar uma metodologia para adaptar representações gráficas de um produto editorial para crianças com deficiência visual congênita, ou seja, aquelas que já nasceram com a deficiência ou a adquiriram até os cinco anos de idade. As pesquisas teóricas elucidaram o assunto e a pesquisa de campo observacional com as crianças foram imprescindíveis para a efetivação do projeto inclusivo. Utilizando técnicas de produção gráfica diferenciadas e independentes do método braile, o projeto de adaptação inclusiva visa estimular as habilidades sinestésicas necessárias à pré-alfabetização – a partir de pesquisa, identificação e análise de materiais direcionados – através da tradução intersemiótica para posterior adaptação gráfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Leite Adam, UFPR

Graduada em Design gráfico pela Universidade Federal do Paraná, possui um projeto de pesquisa para mestrado voltado ao design inclusivo, como continuidade do seu trabalho de conclusão de curso que foi premiado com o Prêmio Bom Design e que representou a Universidade Federal do Paraná, no Köln Design Preis / Alemanha em 2012. Possui publicações na área de design inclusivo e usabilidade.

Carolina Calomeno, UFPR

Doutoranda em Comunicação pela Unisinos, atua como docente no departamento de Design da Universidade Federal do Paraná, tem pesquisas na área de design de interação, de design adaptado e inclusivo em produtos digitais e editoriais, de design instrucional para objetos de aprendizagem e infografia.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Adam, D. L., & Calomeno, C. (2013). Metodologia para adaptação de conteúdo editorial imagético para deficientes visuais. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(3), 201–215. https://doi.org/10.51358/id.v9i3.142

Edição

Seção

Iniciação Científica