Design e Agile: Análise da Metodologia XPlus

Autores

  • Filipe Virgínio Vital Torres Barbosa
  • Fabio Ferreira da Costa Campos UFPE
  • Dino Lincoln Figueirôa Santos
  • Walter Franklin Marques Correia UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i3.135

Palavras-chave:

design centrado no usuário, usabilidade, metodologias ágeis

Resumo

O design e a usabilidade contribuíram enormemente para o desenvolvimento de software nos últimos 30 anos, agregando valor e melhorando a qualidade dos artefatos produzidos, na medida em que levam em conta as características e necessidades do público-alvo. Mesmo com o surgimento das metodologias ágeis de desenvolvimento de software, o design e a usabilidade continuaram como requisitos secundários e mesmo opcionais nos projetos. Este artigo avalia a metodologia ágil conhecida como XPlus, que introduz técnicas de design e usabilidade em seu processo, analisando de que forma essas técnicas foram inseridas e as adequações propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Virgínio Vital Torres Barbosa

Graduado em Sistemas para Internet pela Faculdade Marista do Recife (2012), com experiência em design de interfaces digitais, usabilidade, acessibilidade, metodologias de desenvolvimento ágil e gerência de projetos. Possui artigo publicado nos anais do 10° P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.

Fabio Ferreira da Costa Campos, UFPE

Doutor em Ciências da Computação pela UFPE (2004) onde é Professor Adjunto. Revisor de periódico da IET Radar, Sonar & Navigation. Experiência em Design de Produto. Atuando nos seguintes temas: Combinação de Evidências, Probabilidade Imprecisa, Representação do Conhecimento, Teoria de Dempster-Shafer, Teoria Matemática da Evidência.

Dino Lincoln Figueirôa Santos

Primeiro doutor em design do Brasil formado por uma Universidade Federal (2012). Professor em programas graduação e pós-graduação em Design, Engenharia de Software. Mestre em Design pela UFPE (2009). Possui experiência nas áreas de: Design de Artefatos Inteligentes/Artefatos Digitais, Metodologia de Design, Usabilidade, Interface Homem-Máquina.

Walter Franklin Marques Correia, UFPE

Doutor em Engenharia de Produção pela UFPE, professor no Programa de Pós-Graduação em Design. Ampla experiência nas áreas de Design de Produto, atuando principalmente nas áreas de Segurança do Produto, Design, Usabilidade e Prototipagem Rápida. Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa Nível 2 pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Barbosa, F. V. V. T., Campos, F. F. da C., Santos, D. L. F., & Correia, W. F. M. (2013). Design e Agile: Análise da Metodologia XPlus. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(3), 153–159. https://doi.org/10.51358/id.v9i3.135

Edição

Seção

Artigos