Avaliação de advertências: Contribuições do design da informação para avaliação de eficácia comunicacional de rotulagem nutricional frontal.

Autores

  • Carlos Felipe Urquizar Rojas Univille / UFPR
  • Carla Galvão Spinillo

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v18i1.877

Resumo

No contexto da nutrição e saúde pública, pesquisadores têm avaliado a eficácia de rótulos de advertência nutricional frontal com intuito de orientar políticas de regulamentação. Entretanto, seus estudos têm pouco enfoque para aspectos gráficos do design de advertências que podem influenciar atenção, legibilidade, compreensão e processamento da informação dos consumidores. Considerando isto, este artigo apresenta uma meta-análise de 11 artigos selecionados na revisão sistemática da chamada nº17/2017 CNPq/ANVISA na qual foram (a) identificados testes empregados em pesquisas que avaliaram a eficácia comunicacional de rótulos de advertência nutricional frontal, e (b) estabelecidas possíveis relações com as etapas do modelo de comunicação e processamento de informação de advertência (C-HIP Model). Este consta das etapas: mudança de atenção, manutenção de atenção, compreensão e memória, crenças e atitudes, motivação e comportamento. Os resultados indicaram: predominância em testes sobre intenção de comportamento e percepção de saudabilidade; enfoque nas fases finais do C-HIP model e pouca atenção a aspectos do design da informação dos rótulos de advertência. Conclui-se que existem lacunas entre pesquisas na área de nutrição, sobre fatores inerentes ao design e processamento da informação de advertência, demandando assim futuras investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Felipe Urquizar Rojas, Univille / UFPR

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Design (PPGdesign) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI/2013). Especialista em Direção de Criação pelo Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design - Orbitato (2011). Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pelo Instituto de Ensino Superior de Joinville (UTESC/IESVILLE 2009). Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação visual através do design gráfico, fotografia e vídeo. Já atuou como professor na Uniasselvi e como designer no Estúdio Firmorama e nas indústrias Lunender S.A e Marisol S.A. Atualmente além de atuar como professor da Universidade de Joinville - UNIVILLE e pesquisador no PPGdesign UFPR, dedica suas horas livres a produção cultural com a produtora Apneia Filmes.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

Urquizar Rojas, C. F., & Galvão Spinillo, C. (2021). Avaliação de advertências: Contribuições do design da informação para avaliação de eficácia comunicacional de rotulagem nutricional frontal. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 18(1). https://doi.org/10.51358/id.v18i1.877

Edição

Seção

Artigos