Recursos gráficos para visualização de informações de saúde no contexto da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v19i3.1003

Resumo

Objetivo: Investigar o panorama da utilização de recursos gráficos para informação em saúde no contexto da Covid-19 e o papel das contribuições do Design da Informação, em convergência com a Ciência da Informação, neste contexto.

Método: A investigação foi realizada a partir de pesquisa teórico-exploratória de natureza qualitativa com buscas bibliográficas no Portal de Periódicos Capes. Foram selecionados artigos publicados em periódicos revisados por pares nos últimos dois anos (03/2020 – 03/2022), que trouxessem questões relacionadas aos recursos gráficos no contexto da Covid-19 no título e no resumo, para discutir as questões propostas de acordo com os objetivos do artigo.

Resultado: A busca realizada no Portal de Periódicos da Capes recuperou 87 artigos publicados em periódicos revisados por pares, dos quais 55 abordaram discussões relacionadas a gráficos e visualização de informações no contexto da Covid-19. Os artigos foram categorizados de acordo com a abordagem de temas relacionados ou afins e sistematizados em cinco tabelas.

Conclusões: Pudemos traçar um panorama das publicações sobre abordagens gráficas relacionadas à Covid-19, o que indica que o uso de recursos gráficos para compreender fenômenos na área da saúde continua relevante desde os primeiros registros desses recursos até o contexto da pandemia de Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Alpi Landim, Unesp Marília

Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação - Programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) Unesp Marília

Maria José Vicentini Jorente, PPGCI Unesp Marília

Livre Docente em Cultura Digital e Informação Pós Custodiada em Redes de Colaboração. Professora visitante na Universidad Carlos III de Madrid. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialista em Design de Produto. Licenciada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Membro dos conselhos dos cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia e do Conselho de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Design e Recuperação da Informação ? LADRI na UNESP/Marília. Membro do Grupo Novas Tecnologias em Informação (GPNTI) da UNESP. Investigadora nas áreas de Informação e Tecnologia, Curadoria Digital, Mídias, Intersemiótica, Design de Informação e Questões de Gênero relacionadas às TIC. Membro de comissão científica de agências de fomento e periódicos na área da Ciencia da Informação.

Downloads

Publicado

2022-12-11

Como Citar

Landim, L. A., & Vicentini Jorente, M. J. (2022). Recursos gráficos para visualização de informações de saúde no contexto da Covid-19. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 19(3). https://doi.org/10.51358/id.v19i3.1003

Edição

Seção

Artigos