Declaração de Ética e Boas Práticas de Publicação

A Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI), editora responsável pela InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, acredita que todas as partes envolvidas no ato de publicação (autores, editores e revisores) devem concordar com padrões esperados de comportamento ético. As declarações de ética para este periódico baseiam-se nos Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Científicas do Comitê de Ética de Publicações (COPE).

 

Deveres dos editores

 

Oportunidade iguais e independência editorial

Os editores e membros da equipe editorial avaliarão os artigos submetidos exclusivamente com base em seu mérito acadêmico (importância, originalidade, validade do estudo, clareza) e sua relevância para o escopo da revista, sem considerar a raça, gênero, orientação sexual, origem étnica, cidadania, crença religiosa, filosofia política ou filiação institucional dos autores. Decisões sobre edição e publicação não serão determinadas por políticas de governo ou quaisquer outras instâncias além da própria revista. O Editor-Chefe tem autoridade total sobre todo o conteúdo editorial da revista e sobre a agenda de publicação deste conteúdo. 

 

Confidencialidade

Editores e membros da equipe editorial não divulgarão qualquer informação sobre artigos submetidos a outra pessoa que não o autor correspondente, pareceristas, e outros consultores editoriais, conforme necessidade.

 

Divulgação e conflitos de interesse

Editores e membros da equipe editorial não usarão informações inéditas divulgadas em um artigo submetido para sua própria pesquisa sem o consentimento explícito por escrito dos autores. Informações privilegiadas ou idéias obtidas pelos membros da equipe editorial como resultado do contato com o artigo serão mantidas em sigilo e não serão usadas para sua vantagem pessoal. Editores e membros da equipe editorial se absterão de avaliar submissões com os quais tenham conflitos de interesse resultantes de relações de competição, colaboração, ou outras conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas a um artigo; eles pedirão a outro membro da equipe editorial para cuidar da submissão.

 

Decisões sobre publicação

Os editores garantem que todos os artigos considerados dentro do escopo para publicação serão submetidos à avaliação por pares por ao menos dois pareceristas que sejam especialistas na área. O Editor-Chefe, em conjunto com o Editor-Gerente, é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista serão efetivamente publicados, com base na validade do trabalho em questão, em sua relevância para pesquisadores e leitores, nos comentários dos pareceristas, e nos requisitos legais em vigor em relação a difamação, infração de direitos autorais e plágio. O Editor-Chefe pode consultar outros editores e avaliadores para tomar essa decisão.

 

Deveres dos Revisores

 

Contribuição para as decisões editoriais

A avaliação ou revisão por pares auxilia os editores na tomada de decisões editoriais e, por meio de comunicações editoriais, pode auxiliar autores a aprimorarem seus manuscritos. A revisão por pares é um componente essencial da comunicação acadêmica formal e está no cerne do esforço científico. Todos os pesquisadores que desejam contribuir para o processo científico têm a obrigação contribuir em alguma medida com avaliações.

 

Prontidão

Qualquer parecerista convidado que se sinta pouco qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um artigo ou souber que não poderá realizar avaliação em curso prazo deve notificar imediatamente os editores e recusar o convite para avaliação, para que outro parecerista possa ser contatado.

 

Confidencialidade

Os artigos em processo de revisão são documentos confidenciais e devem ser tratados como tal; eles não devem ser compartilhados ou discutidos com outros, exceto quando autorizado pelo Editor-Chefe (que somente o fará em circunstâncias excepcionais e específicas). O material inédito divulgado em um artigo submetido não deve ser usado na pesquisa de um revisor sem o consentimento expresso por escrito do(s) autor(es). Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em segredo e não devem ser usadas pelo revisor para obter vantagens pessoais. Isso se aplica também aos pareceristas que não puderem aceitar o convite para realizar a revisão. 

 

Padrões de objetividade

As avaliações devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos fundamentados para que os autores possam usá-las para melhorar o manuscrito. Críticas pessoais feitas aos autores são inadequada.

 

Reconhecimento das fontes 

Os pareceristas devem apontar trabalhos relevantes já publicados que não tenham sido mencionados pelos autores. Qualquer declaração que seja uma observação, derivação ou argumento relatado em publicações anteriores deve ser acompanhada pela referência bibliográfica relevante. Os pareceristas também devem notificar os editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o artigo em consideração e qualquer outro trabalho (publicado ou não publicado) a respeito do qual tenham conhecimento.

 

Divulgação e conflitos de interesse

Qualquer parecerista convidado que tenha conflitos de interesse resultantes de relações ou vínculos competitivos, colaborativos ou outros com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligados ao artigo e ao trabalho nele descrito deve notificar imediatamente os editores para declarar seus conflitos de interesse e recusar o convite para avaliar, para que outros pareceristas possam ser contatados.

 

Deveres dos Autores

 

Padrões de relato

Autores de pesquisa original devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado e dos resultados, seguido de uma discussão objetiva sobre a relevância do trabalho. O artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros repliquem o trabalho. Artigos de revisão devem ser exatos, objetivos e abrangentes, e textos de opinião ou perspectiva devem ser claramente identificados como tal. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.

 

Acesso e retenção de dados

Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seu estudo juntamente com o artigo para revisão editorial e devem estar preparados para tornar os dados disponíveis publicamente, se praticável. Em qualquer caso, os autores devem garantir a acessibilidade de tais dados a outros profissionais competentes por pelo menos 10 anos após a publicação (preferencialmente através de um repositório de dados institucional ou baseado em assuntos ou outro centro de dados), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e que os direitos legais referentes a dados proprietários não impeçam sua divulgação.

 

Originalidade e plágio

Os autores devem garantir ter escrito e submetido apenas trabalhos inteiramente originais, e, caso tenham usado o trabalho e/ou palavras de outros, que isto tenha sido adequadamente citado e referenciado. Publicações que tenham sido influentes na determinação da natureza do trabalho relatado no artigo também devem ser explicitamente mencionadas. O plágio pode se dar de muitas formas: ao assumir a autoria do trabalhos de outros, ao copiar ou parafrasear partes substanciais do texto de outro autor (sem atribuição), ou ao reivindicar resultados de pesquisas conduzidas por outros. O plágio em todas as suas formas constitui comportamento editorial antiético e é inaceitável.

 

Submissões ou publicações múltiplas, duplicadas, redundantes ou concomitantes 

Artigos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa não devem ser publicados em mais de um periódico ou volume. Assim, os autores não devem submeter ao periódico textos que já tenham sido publicados em outros periódicos, em livros ou em anais de evento. A submissão concomitante de um mesmo artigo a mais de um periódico ou publicação é comportamento antiético e inaceitável.

A divulgação de alguns tipos de texto (como traduções) em mais de uma publicação é por vezes justificável, desde que certas condições sejam observadas. Os autores e editores das publicações envolvidas devem concordar com a publicação secundária. A referência primária deve ser citada na publicação secundária.

 

Reconhecimento de fontes

Os autores devem garantir que reconheceram apropriadamente o trabalho de outros e também devem mencionar explicitamente publicações que tenham influenciado a determinação dos princípios do trabalho relatado. Informações obtidas privadamente (através de conversa, correspondência ou discussão com terceiros) não devem ser usadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. Os autores não devem usar informações obtidas durante a prestação de serviços confidenciais, tais como a avaliação de artigos ou a elaboração de pareceres para agências de fomento, a não ser que tenham obtido a permissão explícita por escrito do(s) autor(es) do trabalho envolvido nesses serviços. 

 

Autoria do artigo

Apenas pessoas que preencham os seguintes critérios de autoria devem ser listadas como autores de artigos submetidos para publicação, devendo também ser capazes de assumir responsabilidade pública por seu conteúdo: (i) fizeram contribuições significativas para a concepção, planejamento, execução, coleta ou análise/interpretação de dados do estudo; e (ii) redigiram o manuscrito ou o revisaram criticamente em relação à sua estrutura e conteúdo intelectual; e (iii) leram e aprovaram a versão final do artigo, e concordaram com sua submissão para publicação. Pessoas que tenham feito contribuições substanciais para o trabalho relatado no manuscrito (tal como apoio técnico, apoio para redação e edição, apoio geral), mas que não atendam aos critérios de autoria descritos acima não devem ser listadas como autores, mas podem ser reconhecidas no documento, na seção de ‘Agradecimentos’ uma vez que tenham dado autorização para tal. O autor correspondente deve assegurar que todos os coautores apropriados (de acordo com a definição acima) e nenhum coautor inadequado estejam incluídos na lista de autores e garantir que todos os autores tenham lido e aprovado a versão final do manuscrito, e concordado com sua submissão para publicação.

 

Divulgação e conflitos de interesse

Os autores devem —com a maior brevidade, se possível em conjunto com a submissão do manuscrito— revelar quaisquer conflitos de interesse que possam ter influenciado os resultados da pesquisa ou sua interpretação no artigo. Exemplos de potenciais conflitos de interesse que devem ser divulgados incluem financiamentos recebidos, tais como honorários, bolsas de estudos ou outros apoios financeiros, filiações, emprego, consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias, e participações em patentes e acordos de licenciamento; bem como relações sem benefícios financeiros, tais como relações pessoais ou profissionais, afiliações, conhecimento prévio ou crenças relacionadas ao assunto ou a materiais discutidos no texto. Todas as fontes de apoio financeiro para o trabalho devem ser divulgadas (incluindo o número do termo de concessão ou outro número de referência, se houver).

 

Riscos e sujeitos humanos ou animais

Se o trabalho envolver produtos químicos, procedimentos ou equipamentos com riscos incomuns inerentes ao seu uso, os autores devem identificá-los claramente no manuscrito. Se o trabalho envolver o uso de animais ou de participantes humanos, os autores devem assegurar que todos os procedimentos foram executados em conformidade com as leis e diretrizes institucionais relevantes e que o(s) comitê(s) institucional(is) apropriado(s) os aprovaram; o artigo deve conter uma declaração a este respeito. Os autores também devem incluir no artigo uma declaração de que o consentimento livre e esclarecido foi obtido para experimentos com participantes humanos. Os direitos de privacidade dos participantes humanos devem ser sempre observados.

 

Revisão por pares

Espera-se que os autores participem do processo de revisão por pares e que cooperem plenamente, respondendo prontamente a solicitações dos editores por dados brutos, esclarecimentos, comprovantes de aprovação ética, consentimentos de sujeitos participantes, e permissões de direitos autorais. No caso de uma decisão que aponte necessidade de revisão, os autores devem responder aos comentários dos revisores sistematicamente, ponto por ponto, e em tempo hábil, revisando e re-submetendo seu manuscrito ao periódico no prazo estipulado.

 

Erros fundamentais em trabalhos publicados

Caso os autores venham a descobrir erros ou imprecisões significativos em seu trabalho publicado, é sua obrigação notificar imediatamente os editores do periódico e cooperar com eles para corrigir o artigo com uma errata, ou para despublicar o artigo. Se os editores souberem, através de terceiros, que um trabalho publicado contém um erro ou imprecisão significativa, é obrigação do autor corrigir ou solicitar a despublicação imediata do artigo, ou fornecer aos editores do periódico evidências de que o artigo está correto.

 

Deveres da Editora

 

Lidando com comportamento editorial antiético

Em casos de alegada ou comprovada má conduta científica, publicação fraudulenta ou plágio, a Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI), em estreita colaboração com os editores do periódico Infodesign, tomará todas as medidas adequadas para esclarecer a situação e alterar o artigo em questão. Isso inclui a publicação imediata de uma errata, esclarecimento, ou, em casos mais graves, a despublicação do trabalho em questão. A editora, juntamente com os editores, tomará medidas razoáveis ​​para identificar e impedir a publicação de artigos em que a má conduta de pesquisa tenha ocorrido, e sob nenhuma circunstância encorajará tal má conduta ou conscientemente permitirá que tal má conduta aconteça.

 

Acesso ao conteúdo da revista

A Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) está comprometida com a disponibilidade permanente e a preservação da pesquisa acadêmica, fazendo todos os esforços para garantir a acessibilidade e a manutenção dos arquivos digitais da revista.