Dimensões e fatores de aplicação da tipografia em livros digitais | Typography application dimensions and factors in digital books

Autores

  • Maíra Woloszyn Universidade Federal de Santa Catarina
  • Berenice Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v15i1.635

Palavras-chave:

tipografia, livro digital, fatores de projeto

Resumo

A tipografia está presente no desenvolvimento histórico do livro. Responsável por compor textos, esse recurso é considerado elemento essencial no design de publicações. A partir da inserção em meios digitais, as publicações passaram a incluir em seu escopo diversas potencialidade oferecidas pelas mídias digitais. Nesse sentido, percebe-se que o design das publicações digitais depende de um escopo de conhecimentos específicos, diferenciado das publicações impressas. Assim, evidencia-se que a forma de apresentação e configuração dos textos em livros digitais, ou seja, na aplicação da tipografia, requer adaptações. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo designar os principais fatores de aplicação da tipografia em livros digitais. Para tanto, a pesquisa percorreu quatro fases: revisão de literatura, estudo prospectivo, análise de exemplares e resultados e discussões. Como resultado, chegou-se aos fatores de aplicação da tipografia em livros digitais que visam contribuir no desenvolvimento de projetos deste tipo de artefato. Os fatores foram sistematizados em quatro dimensões, a saber: formal, de composição, técnica e tecnológica. A dimensão formal reúne fatores relacionados à forma das letras, e as composições de palavras, frases e parágrafos de texto. A dimensão de composição trata da hierarquia da informação e da relação do texto com as demais mídias presentes na página. A dimensão técnica aborda fatores específicos das fontes e, por sua vez, a dimensão tecnológica reflete procedimentos e ações da tipografia no contexto digital.

*****

Typography is present in the book’s historical development. Responsible for composing texts, this resource is considered an essential element in the publishing design. With digital medias, the publishing began to include in their scope several potentialities offered by this media. In this sense, it is perceived that the digital publishing design depends on a specific scope of knowledge, different from printed publishing. Thus, is evident that the texts presentation and configuration in digital books, that is, typography application, requires adaptations. In this way, the present research aimed to designate the main typography application factors in digital books. For this, the research covered four phases: literature review, prospective study, analysis of samples, results and discussions. As a result, it reached four dimensions, composed by typography application factors in digital books. These four dimensions aim to contribute in the development digital books design, namely: formal, composition, technical and technological. The formal dimension brings together factors related of letters, and the compositions of words, phrases and paragraphs of text. The composition dimension deals with the information hierarchy and the relationship between text and other media present in page. The technical dimension addresses specific factors about typefaces and, in turn, the technological dimension reflects procedures and actions that involves typography as an interactive element in digital context.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Woloszyn, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Design pelo mesmo programa e graduada em Desenho Industrial, Habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou durante a graduação do Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdos Digitais (NPC), da Projetar Empresa Júnior de Desenho Industrial e do Centro Acadêmico de Desenho Industrial. Possui interesse em publicações digitais, design editorial, tipografia e branding. É membro dos grupos de pesquisa do CNPq Design de publicações digitais, certificados pela instituição.

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor, Ergonomia e usabilidade e Design Digital para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design [Mestrado e Doutorado]. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Mídia e Tecnologia a partir dos seguintes eixos: " interação e Interface", "Design Editorial no contexto das tecnologias digitais".e "Hipermídia para Aprendizagem. È líder do grupo de pesquisa "Publicações digitais" e vice-líder do grupo de pesquisa "Ambientes Hipermídia para apoio ao processo ensino aprendizagem".

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Woloszyn, M., & Gonçalves, B. S. (2018). Dimensões e fatores de aplicação da tipografia em livros digitais | Typography application dimensions and factors in digital books. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 15(1), 80–96. https://doi.org/10.51358/id.v15i1.635

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)