Design Centrado no Usuário e concepções pedagógicas como guia para o desenvolvimento da animação educacional

Autores

  • Marcia Maria Alves UFPR
  • André Luiz Battaiola UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i1.212

Palavras-chave:

mídia eletrônica

Resumo

A produção de animações gráficas para o ensino fundamental tem proliferado devido às tecnologias de comunicação e à necessidade de novos recursos que auxiliem ao aprendizado. No entanto, muitas animações são apenas reproduções do material impresso, sem um uso adequado da tecnologia, sem uma adaptação para o aluno/usuário e não alinhadas às concepções pedagógicas atuais. Este artigo pretende buscar na literatura bases para um procedimento de elaboração de materiais didáticos (animações gráficas) conectado às concepções construtivistas por meio da aplicação dos princípios do Design Centrado no Usuário (DCU). Para isso, os autores apresentam revisão bibliográfica, comparam os princípios das concepções construtivistas de Vygostky e do DCU, e indicam um possível processo de Design que pode auxiliar na confecção de animações gráficas mais engajadas nas linhas construtivistas e mais próximas dos alunos. 

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Biografia do Autor

Marcia Maria Alves, UFPR

UFPR, PPGDesign, Doutoranda.

André Luiz Battaiola, UFPR

Professor do Departamento de Design da UFPR. Bacharel em Física pelo IFUSP. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica  (EPUSP). Pós-Doutorado pelo SSEC da University of Wisconsin

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Publicado

2014-09-03

Como Citar

Alves, M. M., & Battaiola, A. L. (2014). Design Centrado no Usuário e concepções pedagógicas como guia para o desenvolvimento da animação educacional. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(1), 21–35. https://doi.org/10.51358/id.v11i1.212

Edição

Seção

Artigos