O impacto do design em questionários via celular: relações entre modos de luz, quantidade de perguntas e tempo de resposta

Autores

  • Gabriela Trombeta Santos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v19i2.991

Resumo

Este estudo avaliou se o design de telas em modo claro (fundo branco com texto escuro) ou escuro (fundo escuro com texto claro) impacta o número de perguntas e tempo que as pessoas respondem a questionários de pesquisa por celular.  O estudo contou com processos de design voltado ao usuário (observação, geração de ideias, prototipagem e testagem). Vinte adultos participaram de testes de usabilidade e 120 receberam um link para responder a um longo questionário por celular, devendo clicar em "desistir" quando ficassem cansados. Apesar da maioria dos participantes relatar preferência pelo modo escuro e a média do número de respostas do modo escuro ter sido maior, os testes estatísticos não indicaram diferenças significativas entre os grupos, sugerindo que o uso de um design claro ou escuro não influenciou o suficiente no número de perguntas que as pessoas respondem e no tempo que demoram para fazer isso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Trombeta Santos, G. (2022). O impacto do design em questionários via celular: relações entre modos de luz, quantidade de perguntas e tempo de resposta. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 19(2). https://doi.org/10.51358/id.v19i2.991

Edição

Seção

Artigos