A infografia pela ótica do Círculo de Bakhtin: cronotopo, dialogismo e infográfico como gênero do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v19i2.952

Resumo

Neste artigo, tomamos o infográfico como gênero discursivo que, por meio de design verbo-visual, articula distintas práticas sociais, elementos e recursos modais, variadas linguagens gráficas, entre outros aspectos, que se organizam a depender do contexto sócio-histórico e das necessidades comunicativas dos sujeitos que leem, produzem e enunciam-se a partir da infografia. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, tem como ancoragem epistemológica a perspectiva dialógica de linguagem produzida nos escritos do Círculo de Bakhtin, considerando os conceitos de cronotopo, heterogeneidade da linguagem e gênero discursivo. Os resultados da análise apontam que o desenvolvimento de um pensamento infograficacional vem acompanhando a humanidade em um movimento que substitui categorias fixas pela integração de linguagens multissemióticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Montargil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGEL/UTFPR) e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bolsista Capes, membro do Núcleo de Pesquisa Corporalidades do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC)

Maria de Lourdes Rossi Remenche, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UM/PT) e Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Professora Associada do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA)

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Montargil, G., & de Lourdes Rossi Remenche, M. (2022). A infografia pela ótica do Círculo de Bakhtin: cronotopo, dialogismo e infográfico como gênero do discurso. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 19(2). https://doi.org/10.51358/id.v19i2.952

Edição

Seção

Artigos