Impressão estética e experiência como diretriz de projeto de objetos de ensino-aprendizagem

Autores

  • Tobias Tessmann Mülling
  • Alice Cybis Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v6i3.83

Palavras-chave:

impressão estética, hipermídia, educação à distância

Resumo

O design, dentro de sua essência, possui a estética como instrumento de criação e avaliação; a estética, na hipermídia, é fator decisivo na experiência do usuário. O julgamento de interfaces sob a ótica da impressão estética é responsável por parte do processo de engajamento do usuário em um ambiente hipermidiático. Este artigo aborda o desenvolvimento de uma hipermídia de aprendizagem para o projeto Formação continuada de conselheiros municipais de educação – MEC – que destina-se a conselheiros municipais de todo Brasil, como parte de sua formação continuada. Para o desenvolvimento do ambiente, foram utilizados conceitos relacionados à impressão estética como suporte para o design da informação, visto que é o primeiro impacto do aluno (conselheiro) com a hipermídia, associado a noções de projeto com relação à experiência do usuário.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tobias Tessmann Mülling

Tobias Tessmann Mülling
Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade federal de Pelotas. Atualmente faz parte do programa de pós graduação (mestrado) em Design Gráfico da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como diretor de arte da Conrad-caine Media Applications GmbH, onde trabalha com clientes como Siemens, Microsoft, Baldessarini, Otto International entre outros. Possui interesse na área de design de experiência, hipermídia e estética.

Alice Cybis Pereira

Alice Theresinha Cybis Pereira
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal e Pós-Doutorado pela University of Sheffield (1992). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em CAD, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente virtual de aprendizagem, hipermídia, arquitetura sustentável e projeto assistido por computador. É coordenadora do Hiperlab – UFSC.

Como Citar

Mülling, T. T., & Pereira, A. C. (2010). Impressão estética e experiência como diretriz de projeto de objetos de ensino-aprendizagem. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(3), 38–49. https://doi.org/10.51358/id.v6i3.83

Edição

Seção

Artigos