Taxonomia de letras capitulares contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v18i1.806

Palavras-chave:

capitulares, tipografia, projeto gráfico, publicações periódicas

Resumo

Letras capitulares são um recurso gráfico muito utilizado para valorização de aberturas de capítulos e parágrafos em diversos tipos de publicações, conferindo-lhes personalidade e impacto visual. Embora as capitulares contemporâneas não possuam os atributos artísticos das capitulares originais (medievais ou renascentistas), mesmo assim apresentam uma grande diversidade de usos, explorando não apenas o aspecto visual da letra em si, mas recursos como escala, contraste, texturas, tipografia e posição relativa ao texto, confirmando sua relevância no projeto gráfico contemporâneo. Este artigo analisa a ocorrência dessas letras em uma coleção de periódicos impressos reunida por alunos e professores da disciplina Projeto Visual III, do Curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Brasil. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou a criação de categorias de organização das capitulares em relação ao texto que lhe segue, levando em conta diversos aspectos formais, o que permitiu o estabelecimento de uma taxonomia (classificação) das capitulares contemporâneas. Os resultados põem em evidência o caráter diverso das capitulares contemporâneas, não mais focado nas qualidades plásticas da letra em si, mas nas possibilidades de arranjo em relação ao texto, ao mesmo tempo em que preenchem uma lacuna na análise formal de um recurso gráfico/visual com grande potencial de uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Cattani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutorado no Centre d'archives d'architecture du XXe siècle da Cite de l'architecture et du patrimoine, em Paris (2009-2010) e na École d'Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris (2016). Foi Vice-diretor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (2012-2015). É professor Titular do Curso de Design, e do Programa de Pós-Graduação em Design (M/D) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Davi Frederico do Amaral Denardi, SATC

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e mestrado em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor da Faculdade SATC-Criciúma. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, design editorial, usabilidade, design de interação e ensino à distância.

Downloads

Publicado

2021-09-09 — Atualizado em 2021-12-20

Versões

Como Citar

Cattani, A., & do Amaral Denardi, D. F. (2021). Taxonomia de letras capitulares contemporâneas. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 18(1). https://doi.org/10.51358/id.v18i1.806 (Original work published 9º de setembro de 2021)

Edição

Seção

Artigos