Análise semiótica da interação do usuário com a utilização da plataforma Pinterest em pesquisas de moda | Semiotic analysis of user interaction with a use of the Pinterest platform in fashion research

Autores

  • Milene Machado Thomasi Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Murilo Scóz Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC
  • Silene Seibel Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v16i1.682

Palavras-chave:

Pinterest, Pesquisa de Moda, Análise Semiótica, Usuário.

Resumo

O Pinterest tornou-se uma ferramenta amplamente utilizada por profissionais da área de criação, por possibilitar, sobretudo o armazenamento, a organização e a agilidade na pesquisa de referências visuais. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa é realizar uma análise semiótica, com base no modelo semiótico greimasiano, para verificar como ocorre a interação do usuário com a interface da plataforma em questão durante o processo de pesquisas visuais no desenvolvimento de produtos de moda. Buscou-se também, verificar como ocorre o percurso gerativo de sentido na interação do usuário com o Pinterest, como se organizam os elementos no plano de expressão e qual o objeto de valor oferecido pela plataforma aos usuários. Para alcançar esses objetivos, fez-se uso de uma análise qualitativa bibliográfica e descritiva. Apesar dos bons resultados encontrados com a utilização da plataforma pelo usuário, compreende-se que a plataforma não foi configurada por seus criadores como forma exclusiva de pesquisa de moda e que estudos na área de análises semióticas de plataformas como o Pinterest seriam relevantes para o desenvolvimento de ferramentas digitais que atendam especificamente as atividades de profissionais de criação no âmbito de pesquisa de moda e gestão visual.

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Pinterest has become a tool used by most professionals in the field of creation, since it enables storage, organization and agility in the search for visual references. In this way, the objective of the present research is to perform a semiotic analysis, based on the greimasiano semiotic model, to verify how the user interaction with the interface of the platform in question occurs during the process of visual researches in the development of fashion products. It was also sought to verify how the generative path of meaning in the user interaction with Pinterest occurs. To achieve these objectives, a qualitative bibliographical and descriptive analysis was used. From the results found, it was understood that studies in the area of semiotic analysis of platforms such as Pinterest would be relevant for the development of digital tools that specifically meet the activities of creative professionals in the field of fashion research and visual management.

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Biografia do Autor

Milene Machado Thomasi, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Design de Moda pela Universidade do Extremo Sul Catarinense/SENAI e Pós-Graduação em Moda: Gestão e Marketing (Lato-Sensu) pelo SENAC. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Moda pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC e técnica de laboratório na área de Moda no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atua nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Murilo Scóz, Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC

Bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da PUC Rio (2011), com pós-doutoramento na Université de Limoges (França), em Semiótica (2016). É professor efetivo do departamento de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisas CNPq NEST - Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares. Desenvolve pesquisa na área de Projeto, Design de Interação, Sociossemiótica do Design e Branding.

Silene Seibel, Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Mestrado em Pedagogia da Formação Profissional (Internationale Berufspaedagogik - Universitaet Kassel-Alemanha (1991), Especialização em Leadership Competences pelo International Management Development Institute - IMD Suiça, (1997), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente é professora universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Gestão do Design e Inovação. Atua no ensino e pesquisa nos seguintes temas: administração estratégica e planejamento da produção, gestão do desenvolvimento de produto, gestão da demanda de novos produtos, manufatura enxuta e pedagogia do trabalho. Atua na graduação de engenharia e produção, engenharia mecânica, design de moda e design de produto. Na pós graduação lato e strictu senso de engenharia de produção, gestão da qualidade, lean manufacturing, gestão estratégica de negócios.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Thomasi, M. M., Scóz, M., & Seibel, S. (2019). Análise semiótica da interação do usuário com a utilização da plataforma Pinterest em pesquisas de moda | Semiotic analysis of user interaction with a use of the Pinterest platform in fashion research. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 16(1), 111–128. https://doi.org/10.51358/id.v16i1.682

Edição

Seção

Artigos