Modelo esquemático para classificação e categorização sintática da infografia impressa | Schematic model for classification and syntactic categorization of printed infographics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v14i2.607

Palavras-chave:

infografia, sintaxe visual, design da informação

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um projeto de iniciação científica focado em identificar e categorizar as representações visuais presentes em infográficos impressos, tendo como material de análise infográficos publicados na Revista Superinteressante. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para reconhecer elementos sintáticos da infografia e características de sua representação impressa. Com isso, foi possível compor uma lista de exigências para selecionar amostras dentre publicações da referida revista. As amostras foram analisadas e auxiliaram na revisão do modelo de Wurman e na proposição de uma classificação adaptada à categorização sintática da infografia impressa. O modelo foi testado e configurado em um modelo auxiliar para a disciplina de Design Informacional.

+++++


This article presents the results of an undergraduate research project. Whose aim was to identify and categorize visual representations that makes a print infographic, having Superinteressante Magazine infographics as analytical material. For that, it was made a bibliographic research to identify the infographic syntactic elements and the characteristics of their print representations. Thereby, it was possible make a requirement list to select Superinteressante's samples. The samples were analyzed and helped to review Wurman's template to propose an adapted classification to syntactic categorization of print infographics. The original template was tested and configured in an adjunct model to assist on Informational Design class.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Pereira de Aguiar, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Desenho Industrial Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte, pela Faculdade de Artes do Paraná (2003) e Mestre em Design de Sistemas de Informação, pela UFPR (2010). Possui experiência em docência nos cursos de Design (Moda, Produto e Visual), Design Digital e Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda). Também tem atuado em cursos de Tecnologia e de Pós-Graduação com ênfase em Jogos Digitais. Desde o ano de 2010 é professora na Universidade Positivo, com dedicação integral nos cursos de Design. Possui experiência na área de Design Gráfico, com ênfase em Identidade Visual, Design Editorial e Design Digital. Também tem-se dedicado ao Design de Games, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos eletrônicos educativos e para dispositivos móveis, planejamento de personagens e cenários, animações 2D, pixel art, pesquisa e documentação de games.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

Alves, G. F., & Aguiar, M. P. de. (2017). Modelo esquemático para classificação e categorização sintática da infografia impressa | Schematic model for classification and syntactic categorization of printed infographics. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 14(2), 273–284. https://doi.org/10.51358/id.v14i2.607

Edição

Seção

Iniciação Científica