Pensar Infográfico: uma proposta de ensino introdutório de infografia sob a perspectiva da linguagem gráfica | Pensar Infográfico (Thinking Infographics): a proposal of introductory teaching of infographics from the perspective of graphic language

Autores

  • Fabiano de Miranda UniBrasil
  • Rafael de Castro Andrade UFPR/UP

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v14i3.567

Palavras-chave:

infografia, linguagem gráfica, ensino

Resumo

O presente artigo trata da experiência vivenciada entre os anos de 2014 e 2016 com o projeto de ensino de infografia intitulado “Pensar Infográfico”. Após uma breve revisão da literatura, propõe-se aqui um modelo para a estrutura dos conteúdos programáticos de um curso introdutório de curta duração sobre infografia, sob o arcabouço teórico do design da informação e, mais especificamente, da linguagem gráfica. Este modelo tem como objetivo auxiliar na elaboração de um plano de ações para o ensino da infografia sob a perspectiva teórica adotada. Através de cursos de curta duração ministrados no Brasil espera-se contribuir para promover reflexões sobre teoria, produção e usos da infografia.

________

This paper shows the experience between the years of 2014 and 2016 with the infographics teaching project entitled “Pensar Infográfico” (Thinking Infographics). For this, is presented a brief review of the literature, and then is proposed a structural model of an infographics introductory course. This course has a theoretical background in information design and, more specifically, the graphic language. The presented approach seeks to highlight the contributions of information design on teaching infographics. In this way, it is hoped to promote discussions and reflections on theory, production, and uses of infographics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano de Miranda, UniBrasil

Professor do curso de Design da UniBrasil, trabalhou como infografista do jornal Gazeta do Povo. Mestre em Design pela UFPR, pesquisa sobre design da informação com ênfase em infografia e dataviz. Já realizou cursos e palestras no Brasil, Alemanha e Inglaterra. Desde 2014, junto com Rafael de Castro Andrade, ministra o curso Pensar Infográfico, voltado para a disseminação e discussão da prática e teoria da infografia.

Rafael de Castro Andrade, UFPR/UP

Designer Gráfico, mestre em Design pela UFPR, tem pesquisado a compreensão de infográficos pelo viés do Design da Informação.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

de Miranda, F., & de Castro Andrade, R. (2017). Pensar Infográfico: uma proposta de ensino introdutório de infografia sob a perspectiva da linguagem gráfica | Pensar Infográfico (Thinking Infographics): a proposal of introductory teaching of infographics from the perspective of graphic language. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 14(3), 374–396. https://doi.org/10.51358/id.v14i3.567

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)