Fotografia, Cinema, Registro Sonoro: seu surgimento e introdução no Brasil

Autores

  • Guilherme Cunha Lima
  • Gerson Lessa

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v5i2.55

Palavras-chave:

Design, plásticos, mídia, tecnologia, indústria

Resumo

Este artigo demonstra como as características únicas dos plásticos tornaram possível o desenvolvimento da comunicação de massa (fotografia, cinema e registro sonoro). Mostra como, num período de baixa industrialização no Brasil, o uso dos plásticos se estabelece na produção de discos fonográficos quando a fábrica Odeon passa a produzir localmente o que antes era feito no exterior.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Cunha Lima

Guilherme Cunha Lima, (PhD), PPD - ESDI/UERJ.
Designer gráfico, atuou no mercado por quinze anos, ingressando no magistério superior na
UFPE, em 1980. Doutor (PhD) pela Universidade de Reading, Inglaterra. Desde 1995 é Professor
Adjunto da ESDI/UERJ, onde é coordenador do Programa de Pós-graduação em Design. É
pesquisador e consultor ad hoc do CNPq e de várias agencias governamentais.

Gerson Lessa

Gerson Lessa, mestrando no PPD - ESDI/UERJ.
É designer formado pela ESDI em 1985. Realiza uma pesquisa sobre o design em matérias
plásticas, abrangindo os séculos XIX e XX. Desenvolve no momento a dissertação “Os Plásticos: Panorama Histórico de Materiais e Design.” para o Mestrado no Programa de Pós-graduação em
Design da ESDI / UERJ.

Publicado

2010-09-22

Como Citar

Lima, G. C., & Lessa, G. (2010). Fotografia, Cinema, Registro Sonoro: seu surgimento e introdução no Brasil. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 5(2), 50–62. https://doi.org/10.51358/id.v5i2.55

Edição

Seção

Artigos