Alternativas epistemológicas para o design da informação: a forma enquanto conteúdo | Epistemological alternatives for information design: form as content

Eduardo Antonio Souza, Gabriela Araujo Oliveira, Eva Rolim Miranda, Solange Galvão Coutinho, Hans da Nóbrega Waechter, Gentil Porto Filho

Resumo


A partir da revisão bibliográfica, delineamos quatro categorias de definições de design da informação que evidenciam princípios fundamentais para o campo. Encontramos que o design da informação define-se como uma atividade de mediação por excelência, buscando, de maneira ideal, tornar-se transparente para a apreensão de um dado por um usuário. Associando teoria à história do design, argumentamos que essa perspectiva epistemológica deriva de uma visão moderna de mundo que se reflete em opções estéticas que não se reconhecem como tal – um paradigma contradito pela corrente do pós-modernismo crítico da escola de Cranbrook. Por fim, argumentamos através de conceitos de Vilém Flusser que a forma no design não consiste apenas de escolhas estilísticas, mas de reflexos de modelos que estruturam a realidade, possibilitando alternativas epistemológicas para a prática.

After reviewing the literature, we proposed four categories to organize definitions of information design, each of which highlights fundamental principles for the practice. We found that information design defines itself as an activity of mediation per excellence, looking forward to ultimately become a transparent treatment of the data towards the user. By relating design theory to its history, we argue that this epistemological view comes from a modern worldview and unfolds as aesthetic choices that are not recognized as such – a paradigm that critical post-modernism form Cranbrook school argued against. At last, using concepts from Vilém Flusser we argue that form in design is not just about stylistic choices, but reflects models that structure reality, finally providing epistemological alternatives for the practice. 


Palavras-chave


design da informação, forma, modernismo

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