Paisagens Tipográficas Pelotenses: levantamento inicial do acervo e algumas definições metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i2.399

Palavras-chave:

tipografia, design da informação, paisagem urbana, cultura.

Resumo

Este artigo apresenta parte do desenvolvimento da pesquisa Paisagens tipográficas pelotenses: estudo exploratório sobre a tipografia no espaço urbano. O estudo tem como objetivo investigar as diferentes ocorrências de paisagens tipográficas em determinadas regiões urbanas da cidade de Pelotas/RS visando uma melhor compreensão da tipografia enquanto informação histórica e cultural. A investigação toma por base alguns estudos sobre as ‘paisagens tipográficas’ que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos em várias cidades brasileiras, os quais apontam uma série de métodos para coleta, tratamento e análise de dados concernentes à tipografia no espaço urbano. Sendo assim, a metodologia adotada baseia-se nas indicações de processos investigativos já iniciados neste campo, tais como o estabelecimento de rotas e fichas de pesquisa de campo, engendrando adaptações necessárias ao contexto em questão. O presente artigo, a partir da contextualização da pesquisa, apresenta amostras do levantamento de duas categorias tipográficas realizado em região específica, além da adaptação proposta para a estruturação da ficha de catalogação e análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Velleda Brisolara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul

Graduação em Design Gráfico (2002) e graduação em Artes Visuais - Habilitação em Gravura (2002) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Design (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR - Linha de Pesquisa em Design de Sistemas de Informação. Experiência na área de design gráfico (design gráfico promocional, coorporativo e editorial) e em pesquisas com ênfase em tipografia e semiótica. Foi professora no curso de Design Gráfico do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente faz parte do quadro efetivo de docentes na Coordenadoria de Design do Instituto Federal Sul Rio-grandense, onde atua como Coordenadora do Curso de Bacharelado em Design. Áreas de interesse: Design Gráfico, Design da Informação, Tipografia, Semiótica, Teoria do Design e Estética.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

Brisolara, D. V. (2015). Paisagens Tipográficas Pelotenses: levantamento inicial do acervo e algumas definições metodológicas. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(2), 209–221. https://doi.org/10.51358/id.v12i2.399

Edição

Seção

Artigos