Design e tratamento jornalístico na produção de infovis: apresentação de um modelo para análise de infográficos on-line

Autores

  • Júlia Rabetti Giannella Universidade de São Paulo
  • Sandra Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i3.284

Palavras-chave:

infovis, análise de conteúdo, unitização

Resumo

O termo infovis designa um produto midiático que conjuga as qualidades interativas de um infográfico on-line com o processo de visualização da informação para apresentar dados complexos e disponibilizá-los ao acesso de leitores de informações jornalísticas. O método de análise de conteúdo permite que características relativas a tecnologias de produção, tratamentos visual e jornalístico da informação e graus de interação com usuários sejam identificadas e quantificadas para se estabelecer o estado da arte da infografia em sua transição dos meios impressos para os digitais. O presente artigo apresenta e descreve as etapas de construção de um modelo de análise deinfovis – infográficos interativos com base em dados – que possa servir de inspiração a futuras análises de produtos midiáticos semelhantes.

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Biografia do Autor

Júlia Rabetti Giannella, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Possui interesse investigativo em Design da Informação, Design de Interface, Visualização de dados e Cartografia digital.

Sandra Souza, Universidade de São Paulo

Livre-docente na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de Propaganda e Publicidade, Comunicação Visual e Marketing, em graduação e pós-graduação, e lidera o GEIC, Grupo de Estudos da Imagem em Comunicação.

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Publicado

2014-12-26

Como Citar

Rabetti Giannella, J., & Souza, S. (2014). Design e tratamento jornalístico na produção de infovis: apresentação de um modelo para análise de infográficos on-line. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(3), 305–319. https://doi.org/10.51358/id.v11i3.284

Edição

Seção

Artigos