Organização da informação em narrativas infográficas na web voltadas para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Mariana Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tarcísio Vanzin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i1.247

Palavras-chave:

narrativas infográficas, web, informação, aprendizagem

Resumo

As narrativas infográficas possibilitam a apresentação de conteúdos didáticos utilizando elementos com forte apelo visual. Associada à web, este recurso pode incorporar características como a interatividade, a multilinearidade, a multimidialidade, a convergência e a instantaneidade. Para evitar a sobrecarga cognitiva e a desorientação de navegação durante o processo de ensino-aprendizagem, a informação presente nas narrativas infográficas deve ser organizada. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo verificar como a informação deve ser organizada com o intuito de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem por meio de narrativas infográficas na web. A partir da pesquisa bibliográfica e das opiniões de especialistas na área de infografia, extraídas por meio de entrevistas semiestruturadas, caminhos são apontados para a elaboração de narrativas infográficas na web que possibilitem aos alunos recuperar, encontrar e visualizar facilmente as informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do grupo de pesquisa Web GD Acessível, com apoio da CAPES e CNPq. Tem publicado pesquisas nas áreas de novas mídias, narrativas, infografia, etc.

Tarcísio Vanzin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. É professor associado nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Sistemas de Informação, professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e professor permanente do PPEGC da UFSC.

Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e doutora em Engenharia de Produção. Professora visitante da UFPR de Pós-Graduação em Design. Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne)> Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT 2009/CNPq

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Lapolli, M., Vanzin, T., & Ulbricht, V. R. (2014). Organização da informação em narrativas infográficas na web voltadas para o processo de ensino-aprendizagem. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(1), 36–49. https://doi.org/10.51358/id.v11i1.247

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)