Uso de mapas semânticos no processo de naming – Uma abordagem estratégica em um estudo de caso aplicado

Autores

  • Michel Refatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michela Cristiane França Goulart Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica Stein Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eugenio Andres Diaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i1.236

Palavras-chave:

Naming, Processo Criativo, Mapas semânticos, Gestão da Informação, Gestão de Design.

Resumo

Naming é o processo de criação e desenvolvimento de nomes. É uma atividade complexa que requer sonoridade, criatividade e pertinência semântica em relação ao produto, ou serviço, em questão. O processo de Naming necessita propor uma solução única e diferenciadora, podendo haver dificuldade em casos em que nomes similares já tenham sido utilizados. Dessa forma, criatividade é um elemento fundamental, bem como o uso de métodos e ferramentas que contribuam para que esse processo ocorra. Nesse sentido, este artigo demonstra a aplicabilidade de mapas semânticos como possibilidade inovadora no processo de naming, em um estudo de caso da marca Buenna. Ao final, são apresentados os resultados dos mapas enquanto ferramentas estratégicas potenciais de Gestão da Informação Aplicada, contribuindo para o âmbito das áreas de Gestão de Design e Publicidade.

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Biografia do Autor

Michel Refatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Design Estratégico, Universidade Federal de Santa Catarina. Formado em Comunicação Contemporânea pela Perestroika Porto Alegre, publicitário pela UFMT, pós-graduado em design estratégico pela UFSC e desistente de Marketing em Mídias Digitais pela Estácio-SC.

Michela Cristiane França Goulart, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Gestão de Design e Especialista em Design Estratégico pelo Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mônica Stein, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), é Mestre (1997) e Doutora (2003) em Gestão do Design e do Produto pela mesma universidade - UFSC. Estudou também no MIT (Massachusetts Institute of Techonlogy) em doutorado sanduíche em 2001, e também na Harvard University em 2007. Atualmente é professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Design, ministrando aulas na área Gráfica, de Produto, e Animação, bem como no programa de Pós-graduação em Gestão do Design e Design Estratégico. Lecionou, entre 2000 e 2009, aulas na graduação e pós-graduação em várias universidades particulares do estado catarinense, entre elas: Estácio de Sá de Santa Catarina, Unisul, Uniasselvi, e Unoesc, em cursos de publicidade, design, moda, arquitetura e design de interiores. Com atuação profissional vasta, trabalhou em empresas como Senac [Coordenação Regional de Comunicação e Artes], e RBS TV, bem como em projetos e consultorias com finalidades diversas, através de escritório próprio. Desde 2007, é Consultora Internacional em projetos estratégicos pelo estado de Massachusetts/EUA, atuando em planejamento, desenvolvimento e implementação de ações estratégicas para os mais diversos fins. Criou, em abril de 2011, o grupo de pesquisa G2E-UFSC [Grupo de Educação e Entretenimento - UFSC], para pesquisar e desenvolver produtos e serviços na área educacional e comercial, através de projetos interdisciplinares com cursos e empresas parceiras (como games para mobile e plataforma PC, animações 2D para TV, entre outros). As áreas de trabalho atual são: gestão da informação aplicada; gestão do design; projeto de ações estratégicas voltadas a inovação; animação; games; e direção de arte. 

Eugenio Andres Diaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Coordenador do programa de Pós-Graduação em DesignCoordenador do Curso de Especialização em Gestão de Design Coordenador do Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Design e Usabilidade e Vice-coordenador da área de Ergonomia pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.

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Publicado

2014-09-01

Como Citar

Refatti, M., Goulart, M. C. F., Stein, M., & Merino, E. A. D. (2014). Uso de mapas semânticos no processo de naming – Uma abordagem estratégica em um estudo de caso aplicado. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(1), 119–133. https://doi.org/10.51358/id.v11i1.236

Edição

Seção

Artigos