Tecnologias no aprendizado da Anatomia Humana: possíveis contribuições para o ensino da medicina.

Autores

  • Tatiana de Trotta UTFPR UFPR
  • Carla Galvão Spinillo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i1.214

Palavras-chave:

tecnologia, anatomia humana, ensino, medicina

Resumo

Este artigo investiga o uso de objetos tecnológicos no aprendizado sobre anatomia humana. A motivação está em saber se a tecnologia facilita o aprendizado de um conteúdo que é basicamente visual. Para tanto, foi feita uma leitura crítica de todos os documentos encontrados na revisão bibliográfica sistemática, pertinentes ao escopo escolhido. Os documentos foram apreciados a luz da teoria da carga cognitiva e da instrução multimídia. Como resultado foi feito um diagrama intitulado: conexões dos princípios para o aprendizado. Ele demonstra os lugares aonde os princípios são necessários no uso dos instrumentos tecnológicos para a instrução e os apontamentos em relação à carga cognitiva. Considera-se, que o ensino precisa estruturar o aprendizado de acordo com: informação, apresentação e conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana de Trotta, UTFPR UFPR

MsC., professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, doutoranda do PPGDesign da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Área de atuação: design, ilustração e cor. Doutoranda em Design pelo PPGDesign da Universidade Federal do Paraná.

Carla Galvão Spinillo, UFPR

PhD, University of Reading UK, pós-doutorado na University of Avans, Holland. Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Co-fundadora da SBDI - Sociedade Brasileira de Design da Informação.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Trotta, T. de, & Spinillo, C. G. (2014). Tecnologias no aprendizado da Anatomia Humana: possíveis contribuições para o ensino da medicina. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(1), 1–20. https://doi.org/10.51358/id.v11i1.214

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>