Design Centrado no Usuário e concepções pedagógicas como guia para o desenvolvimento da animação educacional

Marcia Maria Alves, André Luiz Battaiola

Resumo


A produção de animações gráficas para o ensino fundamental tem proliferado devido às tecnologias de comunicação e à necessidade de novos recursos que auxiliem ao aprendizado. No entanto, muitas animações são apenas reproduções do material impresso, sem um uso adequado da tecnologia, sem uma adaptação para o aluno/usuário e não alinhadas às concepções pedagógicas atuais. Este artigo pretende buscar na literatura bases para um procedimento de elaboração de materiais didáticos (animações gráficas) conectado às concepções construtivistas por meio da aplicação dos princípios do Design Centrado no Usuário (DCU). Para isso, os autores apresentam revisão bibliográfica, comparam os princípios das concepções construtivistas de Vygostky e do DCU, e indicam um possível processo de Design que pode auxiliar na confecção de animações gráficas mais engajadas nas linhas construtivistas e mais próximas dos alunos. 


Palavras-chave


mídia eletrônica

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