Desenhando na escuridão

Autores

  • Vilma Villarouco UFPE
  • Angela R. B. Flores UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i2.190

Palavras-chave:

geometria para cegos, recursos didáticos virtuais, ensino de geometria

Resumo

Embora a educação de pessoas com deficiência venha recebendo atenção crescente nas ultimas décadas, muito pouco se tem encontrado, quando o mote da inclusão refere-se ao desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Inclusivos (AVA-I). Nesse cenário, trata-se neste artigo da educação de pessoas com deficiência visual séria ou cegueira total, e a inclusão digital destes, a partir do ensino via AVA´s inclusivos. Essa tarefa importante e complexa é ampliada quando o tema a ser abordado é trata da geometria. O artigo aborda um projeto em desenvolvimento que visa levar a geometria plana e tridimensional a estudantes com deficiência visual através de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), trazendo conceitos, técnicas e conteúdos por meio de recursos hipermidiáticos, adaptando-os aos conceitos da acessibilidade e do Desenho Universal. Os resultados obtidos na pesquisa são aqui tratados com detalhes, incluindo as estruturas que originam as telas do Ambiente Virtual, bem como a fundamentação que apoia as proposições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Villarouco, UFPE

Pós-doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2012), mestre em Engenharia de Produção pela UFPB em 1997 e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC em 2001.Professora Associada da UFPE, no Departamento de Expressão Gráfica.Integra o corpo docente dos Programas de Pós-graduação em Design e o de Pós-graduação em Ergonomia da da instituição.Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia do ambiente constuído, adequação ambiental, avaliação de projetos, avaliação pós-ocupação e planejamento e gestão da construção civil. É membro da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) e da ABERGO(Associação Brasileira de Ergonomia) onde integra a Diretoria na função de conselho fiscal, sendo fundadora e coordenadora do GT Ergonomia do Ambiente construído da ABERGO.

Downloads

Publicado

2013-12-14

Como Citar

Villarouco, V., & Flores, A. R. B. (2013). Desenhando na escuridão. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(2), 157–175. https://doi.org/10.51358/id.v10i2.190

Edição

Seção

Artigos