Interfaces de escritas coletivas em rede: um estudo de caso do jogo Chromaroma

Autores

  • Isabella von Mühlen Brandalise UnB
  • Rogério Camara UnB

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i1.176

Palavras-chave:

design de jogos, cidade digital, georreferenciamento, visualização de dados

Resumo

No presente artigo apresenta-se o resultado de revisão teórica sobre sistemas coletivos contemporâneos e pesquisa de visualização de dados urbanos gerados colaborativamente. O objetivo foi analisar o comportamento emergente da produção de informação e as potencialidades narrativas de uma escrita coletiva em rede. A pesquisa foi iniciada a partir dos conceitos de cultura RAM, emergência, relações subjetivas no espaço urbano, deriva e psicogeografia. Realizou-se ainda um estudo de caso do jogo digital e físico Chromaroma, considerado representativo para o trabalho proposto, uma vez que os jogadores ressignificam a cidade e seu tradicional sistema de transporte a partir da experiência das partidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-10

Como Citar

Brandalise, I. von M., & Camara, R. (2013). Interfaces de escritas coletivas em rede: um estudo de caso do jogo Chromaroma. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(1), 98–103. https://doi.org/10.51358/id.v10i1.176

Edição

Seção

Iniciação Científica