Análise sincrônica no design de publicações digitais

Autores

  • Maurício Elias Dick UFSM
  • Giovana Marzari Possatti UFSM
  • Volnei Antônio Matté UFSM
  • Ricardo Brisolla Ravanello UFSM

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i2.129

Palavras-chave:

publicação digital, tablet, design editorial

Resumo

O uso de dispositivos portáteis como suporte para consumo de conteúdo ocasionou a necessidade de buscar adaptações do design editorial impresso ao digital para a produção de publicações para esse tipo de plataforma. Para tanto, buscou-se neste artigo, identificar princípios do projeto editorial interativo para esses dispositivos por meio de análises de publicações digitais existentes para tablets. Para realização dessas análises, foi utilizada como referência a proposta de análises desenhísticas de Brod Júnior (2004) com algumas adaptações baseadas no método do Projeto E (2009) e também, análise das heurísticas de Nielsen (2000).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Elias Dick, UFSM

Graduado em Desenho Industrial – Programação Visual (UFSM). Foi integrante do Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdos Digitais (NPC-UFSM) e do Laboratório de Design Editorial e Tipografia (Litteras-UFSM).

Giovana Marzari Possatti, UFSM

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Design (UFRGS), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdo para Plataformas Digitais (NPCUFSM), graduada em Desenho Industrial – Programação Visual (UFSM).

Volnei Antônio Matté, UFSM

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), professor adjunto do Departamento de Desenho Industrial da UFSM. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdos para Plataformas Digitais (NPC-UFSM).

Ricardo Brisolla Ravanello, UFSM

Mestre em Ciências da Linguagem, professor assistente do Departamento de Desenho Industrial da UFSM. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdos para Plataformas Digitais (NPC-UFSM) e líder do Grupo de Pesquisa Design de Informação e Entretenimento.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Dick, M. E., Possatti, G. M., Matté, V. A., & Ravanello, R. B. (2013). Análise sincrônica no design de publicações digitais. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(2), 110–122. https://doi.org/10.51358/id.v9i2.129

Edição

Seção

Artigos