Unicidade: Proposta para uma cidadania ativa no espaço urbano aumentado do bairro de Casa Amarela.

Autores

  • Madyana Torres de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Hans da Nóbrega Waechter Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i2.393

Palavras-chave:

design participativo, cidade aumentada, vizinhança, comunidade

Resumo

Áreas públicas urbanas refletem mudanças em estruturas socioeconômicas e políticas de uma população. Conceitos como os de Cidade Aumentada revelam como atualmente esse espaço é progressivamente transformado e medido, bem como o crescimento de sua importância. Dado esse contexto, este trabalho objetivou estudar como o sentimento de proteção e familiaridade podem ser estimulados e como o designer pode lidar com a complexidade deste cenário. Para tanto, um projeto foi proposto para o bairro de Casa Amarela, no Recife. Com foco em como estimular o engajamento do atual grupo de moradores ao coletivo Casa Amarela Saudável e Sustentável, foram utilizadas técnicas de Design Participativo para a investigação, ideação e a criação do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madyana Torres de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Formada em Design pela UFPE, atualmente mestranda em Design de Interação pelo Umeå Institute of Design. Interesso-me por mídias digitais e analógicas, estudos etnográficos, semiótica social e inovação guiada pelo design. Tenho experiência profissional na área de Design de Interação, Interfaces Digitais, Gestão do Design e recentemente Prototipação (física e digital).

Hans da Nóbrega Waechter, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Desenho Industrial I Programação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Master en Comunicación Audiovisual y Publicidad - Universidad Autónoma de Barcelona (2000) e Doutorado em Programa de Doctorado en Comunicación Audiovisual e Publicidad - Universidad Autónoma de Barcelona (2004). Atualmente é professor Adjunto 4 do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco, membro do colegiado do Bacharelado em Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design da informação, design gráfico, linguagem gráfica, design e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

Torres de Souza, M., & da Nóbrega Waechter, H. (2015). Unicidade: Proposta para uma cidadania ativa no espaço urbano aumentado do bairro de Casa Amarela. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(2), 239–247. https://doi.org/10.51358/id.v12i2.393

Edição

Seção

Iniciação Científica