Mediações e Sense-Making: duas lógicas comunicacionais do Design da Informação

Autores

  • Júlia Rabetti Giannella Escola Superior de Desenho Industrial (ESDi/UERJ)
  • Sandra Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i1.347

Palavras-chave:

design da informação, comunicação, mediações, sense-making

Resumo

No contexto de excesso de dados e valorização do tempo, a transformação de dados brutos em informação significativa pelas técnicas e princípios do Design da Informação se dá por meio de duas orientações não excludentes, porém distintas, de comunicação: a lógica das mediações (Martín-Barbero) pela qual as mídias têm gerado e difundido, geralmente de modo controlado, seus conteúdos (e, consequentemente, o conhecimento deles derivado) e a lógica do Sense-Making (Dervin), pela qual usuários, junto com as mídias ou além delas, se permitem a construção e difusão do conhecimento de uma realidade que é ordenada e caótica. O artigo esclarece essas duas lógicas comunicacionais e as ilustra por meio da análise de um infográfico interativo intitulado The electoral map: building a path to victory, publicado pelo The New York Times durante as eleições presidenciais de 2012 nos Estados Unidos.

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Biografia do Autor

Júlia Rabetti Giannella, Escola Superior de Desenho Industrial (ESDi/UERJ)

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Possui interesse investigativo em Design da Informação, Design de Interface, Visualização de dados e Cartografia digital.

Sandra Souza, Universidade de São Paulo

Livre-docente na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de Propaganda e Publicidade, Comunicação Visual e Marketing, em graduação e pós-graduação, e lidera o GEIC, Grupo de Estudos da Imagem em Comunicação.

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Publicado

2015-08-24

Como Citar

Rabetti Giannella, J., & Souza, S. (2015). Mediações e Sense-Making: duas lógicas comunicacionais do Design da Informação. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(1), 47–61. https://doi.org/10.51358/id.v12i1.347

Edição

Seção

Artigos